top of page
Buscar
  • Foto do escritorCrítico Educativo

Sobre desigualdade de gênero


Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/10-fatos-sobre-a-desigualdade-de-genero-no-brasil/

A desigualdade está presente no mundo desde os tempos remotos e se expressa nas mais diferentes formas. Segundo o site: Guia do estudante a desigualdade de gênero por exemplo pode se expressar em várias vertentes, tais como:

1- Comparação mundial: Em 2017 o Brasil caiu 11 posições no ranking de desigualdade global de gênero em comparação com o ano anterior, ficando em 90º lugar.


2- Feminicídio: Em 2016, 4,6 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, uma média de 12 homicídios por dia, Segundo Atlas da violência 2017


3- Estupro: O Brasil registrou 49,5 mil estupros em 2016, uma média de 135 casos por dia, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


4- Assédio: Segundo pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública 40% das entrevistadas disseram ter sido vítimas de assédio como comentários desrespeitosos ou cantadas na rua ou no trabalho.


5- Representação política: Cerca de 52% do eleitorado brasileiro é composto por mulheres, mas elas ocupam apenas 10% e 16%, respectivamente, das 513 cadeiras das câmaras dos deputados e dos 81 assentos do Senado Federal.


6- Mercado de trabalho: Embora as mulheres representem 51,5% da população brasileira elas somam apenas 43,8% da força de trabalho.

7- Tarefas domésticas: Enquanto os homens separam 10,5 horas semanais aos cuidados domésticos, as mulheres dedicam 18,1 horas a essas atividades.


8- Estudo: De acordo com o Instituto de geografia, estatística (IBGE), o nível de escolaridade da mulher é maior que o homem em todas as etapas de estudo e todas as faixas etárias.


9- Salários: Segundo a pesquisa nacional por amostra de domicílios, (PNAD) 2015, as mulheres recebem, em média 23,9% a menos que os homens.


10- Cargos e alta gestão. As mulheres ocupam apenas 37% dos cargos de direção e gerência. Nos comitês executivos de grandes empresas, elas são apenas 10%.


Infelizmente o Brasil vive retrocessos, e que, foram acentuados pela Pandemia do Covid-19 no que diz respeito a Igualdade de gênero. Cabe aqui uma reflexão e repensar sobre os papeis dessas figuras frente a história da nação.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page